MAB MEMES.png

AFINAL, O QUE SÃO MEMES?

Nós da CESB – Confederação do Elo Social Brasil – e do Sistema Lixo Zero Social 10”, entendemos que existem várias formas de aprendizado, já que temos pessoas visuais, cenestésicas e auditivas e, sendo assim, entendemos que para atingir a todos os cidadãos brasileiros, temos que englobar todos os tipos de comunicação, motivo pelo qual inserimos também na nossa forma de comunicação os famigerados MEMES.

O denominado Meme é um termo criado pelo escritor Richard Dawkins, em seu livro The Selfish Gene (O Gene Egoísta, lançado em 1976), cujo significado é um composto de informações que podem se multiplicar entre os cérebros ou em determinados locais, como livros. A síntese de seu livro é sobre o meme, considerado uma evolução cultural capaz de se propagar.

O Meme pode ser considerado uma ideia, um conceito, sons ou qualquer outra informação que possa ser transmitida rapidamente. Apenas a título de curiosidade, o estudo deste conceito é chamado de memética.

Em referência ao campo da informática, a expressão Memes de Internet é utilizada para caracterizar uma ideia ou conceito, que se difunde através da web rapidamente. O Meme pode ser uma frase, link, vídeo, site, imagem entre outros, os quais se espalham por intermédio de e-mails, blogs, sites de notícia, redes sociais e demais fontes de informação.

É comum os Memes se transformarem nos chamados Virais, os quais se beneficiam para divulgar e propagar uma marca e ou serviço. Esta é uma das aplicações dos Memes, pois devido a seu quase instantâneo crescimento, virou alvo de estudo das indústrias, interessadas em vender seus produtos.

Os Memes são utilizados comercialmente para espalhar o denominado Marketing Viral, Guerrilha e Buzz Marketing (publicidade massiva). Existem ainda os Memes que geram e divulgam conteúdo, como o TED Talks.

Os Memes de Internet são amplamente estudados por profissionais de Relações Públicas, Publicidade e Marketeiros, pois apresentam um vantajoso custo-benefício. Para os comerciantes, os Memes também são utilizados como ferramenta de divulgação.

São infinitos os exemplos de Memes, por isso existem sites específicos deste tema como o Know Your Meme, que lista alguns tipos e explica o conceito. Dois tipos de Memes mais comuns são as Frases comumente acompanhada de figuras. São informações com tom jocoso e trocadilhos; ou Desenhos, geralmente em P&B. São imagens com traços caricatos ou fotos adaptadas a desenhos. Graças aos Memes, os denominados fenômenos da internet ganham força e um espaço na Web rapidamente.

São vídeos com milhões de acessos em apenas poucas horas, músicas e canções ouvidas por muitas pessoas em poucos minutos entre outras novidades divulgadas.

O período de vida de um Meme na internet pode ser infinito ou efêmero, bem como o seu conteúdo que está sujeito a evoluir ao longo do tempo, pois uma vez postado na web, a informação estará sujeita a comentários, críticas, efeitos negativos positivo e outros tipos de intervenções e reações.

A característica principal do Meme é justamente a possibilidade de ser recriado por qualquer um e a qualquer momento. Contudo, os Memes são qualquer tipo de informação, ideia ou conceito, os quais poderão ser transmitidos de um local para outro de forma rápida.

Hoje acreditamos ser possível se comunicar com um grande número de pessoas através de MEMES, pois o ser humano está cada vez mais resistente a leituras e também a vídeos de longa duração, e sendo assim, os MEMES podem, em um curtíssimo espaço de tempo, transmitir-lhe uma mensagem produtiva.